A Entrevista Inicial é uma conversa detalhada com o paciente e/ou familiares, para coletar informações, a fim de compreender a história e a queixa. Neste momento, a profissional também explica sobre o trabalho fonoaudiológico e seu método. A conversa é online, com isso, dá a possibilidade da participação de uma ou mais pessoas envolvidas no caso, de forma prática, segura e sem deslocamento. Esta sessão inicial é cobrada 50% do valor, com o intuito de deixar o paciente e/ou familiares à vontade na escolha do profissional.
A Avaliação Fonoaudiológica envolve a coleta de informações através de dados obtidos na entrevista inicial, aplicação de testes específicos, e a observação clínica, com o objetivo de identificar as dificuldades e potenciais do paciente, e estabelecer um plano de tratamento personalizado. Esta etapa do processo ocorre presencial com a criança e online com o adolescente, adulto e idoso.
A Devolutiva da Avaliação Fonoaudiológica é uma sessão online, que a profissional explica os resultados da avaliação, orienta paciente e/ou familiares, apresenta hipóteses diagnósticas, define estratégias de trabalho e os objetivos terapêuticos.
O Tratamento Fonoaudiológica ocorre semanalmente no formato presencial ou online, onde nas sessões a profissional utiliza exercícios específicos, atividades lúdicas (criança), escuta terapêutica e orientação dos pais e/ou familiares (criança, adolescente e idoso). Ao final de cada sessão, a terapeuta orienta o paciente e/ou familiares com alguns exercícios simples para serem realizados diariamente em casa, com o objetivo de potencializar os resultados do tratamento.
Em alguns casos, é necessário orientar pais e/ou familiares por meio de conversas, atividades práticas e apoio contínuo, para que compreendam o processo terapêutico e reforcem, no dia a dia, as ações que contribuem para a evolução fonoaudiológica da criança, do adolescente ou do idoso.
Em alguns casos, é necessário coletar informações e orientar a equipe escolar, a fim de que, juntos, possamos estabelecer estratégias consistentes de abordagem ao paciente, promovendo uma atuação alinhada e favorecendo a evolução do quadro clínico.