Carregando
FAQ Fonoaudiologia - Especialidade Motricidade Orofacial

FONOAUDIOLOGIA

Especialidade Motricidade Orofacial

A Motricidade Orofacial é a harmonia do tônus, postura e funções dos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, bochechas, palato duro, palato mole, mandíbula, maxila e dentes). 

O sistema estomatognático é o funcionamento de tais órgãos: respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala.

O objetivo do fonoaudiólogo é prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar e adaptar problemas relacionados a essas funções, desde o recém-nascido até os idosos, promovendo melhor qualidade de vida e bem-estar.

Dentro da área da motricidade orofacial, atendo os seguintes diagnósticos:


A Respiração Oral é um padrão respiratório inadequado, que desencadeia tônus, postura e funcionamento incorreto dos órgãos fonoarticulatórios. 

Em alguns casos, a pessoa apresenta uma disfunção orgânica, a qual gera padrão respiratório alterado. Mas, em outros, respirar pela boca é somente um hábito incorreto.

As causas mais comuns são: rinite alérgica, desvio de septo, pólipos nasais, sinusite, hipertrofia de adenoide e amígdalas, frenulo lingual inadequado, sucção digital, uso prolongado de chupeta, envelhecimento facial e perda excessiva de massa muscular na face. 

A Mastigação envolve comer com os lábios vedados, sem pressa e porções pequenas; usando ambos os lados da boca, sendo ora um, ora outro; mastigar até o alimento estar completamente triturado; formar e posicionar o bolo alimentar no centro da língua, para posteriormente iniciar a deglutição.

Nos quadros alterados, é frequente observar mastigação acelerada, com os lábios entreabertos, dificuldade para formar e posicionar o bolo alimentar e preferência por alimentos mais moles, úmidos e excessivamente picados.

As principais causas são: respiração oral, problemas dentários (dentes tortos, falta de dentes ou má oclusão), frenulo lingual inadequado, envelhecimento facial, perda excessiva de massa muscular na face e ansiedade.

A Deglutição é um ato complexo, que inicia com o bolo alimentar no centro da língua, posteriormente a língua é posicionada no palato e impulsiona o alimento para faringe, sem pressionar os dentes.

Porém, é comum ocorrer 2 prejuízos quando a deglutição está alterada: Entortar os dentes e Engasgos.

Prejuízo das arcadas dentárias:

Nestes casos, ao deglutir a língua pressiona os dentes anteriores e prejudica as arcadas dentárias. Sendo assim, o uso do aparelho ortodôntico não será suficiente, pois é necessário adequar o padrão da deglutição.

Engasgos:

Há 2 diagnósticos que estão ligados a este sintoma: Presbifagia e Sarcopenia.

Presbifagia:

São alterações na mastigação, mas principalmente na deglutição, que fazem parte do envelhecimento natural do corpo e consequentemente, da face. Não ocorre somente em idosos, mas é mais comum desta faixa etária. Isso ocorre, porque os músculos envolvidos na alimentação perdem força e coordenação, então, ocorre os engasgos.

Sinais:

Engasgos leves e frequentes
Tosse após beber água
Acúmulo de saliva no interior da boca
Dificuldade para mastigar alimentos duros

Sarcopenia:

São alterações na mastigação, mas principalmente na deglutição. É a perda excessiva de massa muscular no corpo e consequentemente, na região da face. Isso, ocorre frequentemente com a pessoa que elimina muito peso.

Sinais:

Engasgos leves e frequentes, com líquidos e sólidos
Dificuldade para mastigar alimentos duros
Preferência por alimentos líquidos e pastosos

O Frenulo Lingual Inadequado geralmente prejudica o funcionamento do sistema estomatognático: respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala.

Nestes casos, é necessário a pessoa passar por um procedimento cirúrgico, para liberação do frenulo lingual e posteriormente reabilitar as funções da língua.

Bruxismo é o ranger dos dentes. Apertamento é a pressão que uma arcada dentária exerce sobre a outra. Ambos podem ocorrer durante o sono ou durante o dia. Em geral, a pessoa sente dor na face/pescoço/ombros, pode prejudicar as arcadas dentárias e a articulação temporo mandibular (ATM), afeta o sono e a qualidade de vida.

As principais causas são: estresse, ansiedade, apneia, uso constante de bebida alcoólica e cafeína, cigarro, medicamentos, refluxo gástrico, problemas na mordida ou oclusão dental, fatores genéticos e neurológicos.

ico Whats ico Facebook ico Instagram