Dificuldade falar em público
Atualmente, ser um bom comunicador é fundamental para muitos profissionais, independente da área que atua. Porém, em geral notamos que as pessoas têm amplo conhecimento na sua área de atuação, mas quando é necessário expor-se, agem com tanto medo, insegurança e timidez, que a palestra, reunião, apresentação ou venda de um produto ou serviço não atinge o resultado esperado tanto para o profissional quanto para o público ou interlocutor.
O medo, a insegurança e a timidez são as grandes causa da dificuldade das pessoas se apresentarem bem diante de uma plateia ou ouvinte, e é através delas, que desencadeiam inúmeros problemas de comunicação.
Mas lembre-se, que mesmo o profissional controlando estas dificuldades, não garante uma comunicação clara, organizada, segura, que envolve o público ou o interlocutor. Então, é necessário cuidar de vários aspectos, como:
- Domínio do conteúdo;
- Organização das ideias, com começo, meio e fim;
- Objetividade;
- Vocabulário;
- Respiração;
- Dicção, ou seja, o modo como pronuncia as palavras;
- Entonação, ou seja, a altura da fala;
- Ritmo, ou seja, a velocidade da fala;
- Expressão facial e corporal;
- Movimento dos olhos;
- Movimento no palco;
- Aparência, ou seja, vestuário, penteado, maquiagem, acessórios.
Sendo assim, falar em público é bem complexo, e precisa de treino e cuidados especiais. Procure ajuda, pois você pode se tornar um ótimo falante.