Atraso de linguagem

Atraso de linguagem

especialidade-atraso-de-linguagem

 

O bebê inicia sua comunicação ainda dentro da barriga da mãe. Responde com um mexe-mexe de lá pra cá, com chutes e até com o silêncio, em situações como: um afago materno, carinho do papai, tranquilidade ou agitação diária, nervoso momentâneo, entre outras.

Após alguns meses, passa a compartilhar o mundo que vivemos e a se comunicar, através do choro, sorriso, olhar e logo vêm os balbucios. Perto de um ano, começa a verbalizar as primeiras palavras com maior significado para o adulto e rapidamente aparecem mais palavras e frases curtas. Em um piscar de olhos, a criança aumenta o vocabulário e passa até a contar algo para o adulto, com riqueza de detalhes.

Assim se dá o processo de aquisição de linguagem, que deve ser tranquilo e prazeroso. Mas, em alguns casos, a criança apresenta prejuízos, como: fala com muitas trocas e omissões que dificulta compreendê-la; se comunica sem usar a fala; não compreende o outro; não se faz entender.

Então, caso perceba algo errado ou tenha dúvidas sobre a fala do seu filho, procure o mais rápido possível um fonoaudiólogo, para ser orientado.