Alteração tônus e postura lábios e língua
Há alguns anos atrás, era incomum chamar à atenção dos pais a boca aberta de seu filho assistindo televisão, ou comendo, ou o chiado ao falar. Também, não encontrávamos adultos incomodados com a musculatura e postura de seus lábios e língua. Mas, nos dias de hoje, as situações citadas à cima são queixas dos pais e de alguns adultos.
Nestes casos, nota-se posição habitual de lábios entreabertos, lábio inferior em geral com inversão, lábio superior frequentemente encurtado, postura de língua no assoalho da boca, simetria de bochechas, mordida e/ou palato comumente alterados, fala em alguns casos com escape de ar frontal ou lateral.
Estas características geralmente ocorrem pela impossibilidade da respiração nasal, por obstrução ou hábito. E, além de influenciar no crescimento e desenvolvimento craniofacial, pode prejudicar outros aspectos.
Também, há casos, que a respiração ocorre pelas narinas e a boca permanece vedada, porém, a postura da língua esta inadequada. Com isso, pode prejudicar as arcadas dentárias.
Então, se você esta notando algo errado na respiração de seu filho, procure um otorrinolaringologista. Agora, se são as arcadas dentárias que estão chamando sua atenção, vá até um ortodontista. E, é importante nos dois casos, passar por uma avaliação com um fonoaudiólogo, e se necessário, adequar o quadro clínico.